SINTRACOM-BA faz DDS com trabalhadores (as), na obra onde operário morreu em acidente de trabalho

No início da tarde de ontem (20/11), o diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, visitou a obra da Solaris Engenharia, em Brotas, onde aconteceu um acidente de trabalho fatal, no dia 14/11.

O trabalhador Edson do Amor Divino sofreu uma queda do andaime e foi internado no HGE com múltiplas fraturas, vindo a falecer na madrugada do dia 17.

No canteiro da empresa, Arilson conversou com os trabalhadores (as) e realizou um Diálogo Diário de Segurança (DDS) para falar sobre o acidente de trabalho que provocou a morte do trabalhador e a necessidade das empresas promoverem ações coletivas de saúde e segurança no trabalho para seus empregados.

“Não basta a empresa entregar o cinto de segurança ao trabalhador, tem que promover a capacitação, disponibilizar redes ou bandejas, que permitam ao empregado trabalhar com segurança”, disse Arilson.

Ele questionou também por qual motivo a empresa ainda não havia encaminhado ao SINTRACOM-BA uma cópia da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.

O SINTRACOM-BA informou que, logo que tomou conhecimento do acidente de trabalho, comunicou e solicitou a presença de fiscais do Trabalho na obra. E está aguardando a presença da fiscalização, para obter o relatório com análise comprometida com os fatos e a saúde e segurança no trabalho.

O SINTRACOM-BA não obteve autorização para ter acesso ao local do acidente. A empresa não permitiu e alegou que essa questão só seria tratada através do seu departamento jurídico.